sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Personagens D&D 5ª edição #1: o guerreiro sábio

 Como você pode ter adivinhado pelo nome do blog, eu sou um fã de magos e outros tipos de conjuradores arcanos. Pra mim não há nada como explorar o conhecimento proibido.

 Nos últimos tempos, no entanto, eu tenho me dedicado a experimentar coisas novas. Meu último personagem foi um ladino, sem quaisquer habilidades mágicas. Continuando nessa tendência, meu próximo personagem será um guerreiro, a classe mais simples do jogo, mas com uma diferença. Meu guerreiro será focado em sabedoria.


 Antes de discutirmos as habilidades do guerreiro, para que ele seja um personagem e não uma buildtemos que falar sobre sua personalidade e história. Felizmente a 5ª edição possui um sistema muito eficiente para resolver essas questões, a mecânica de background e características pessoais.

 Minha ideia para esse personagem se baseia em grande parte no que o mestre Yoda diz para o Luke no episódio V: "guerra não faz ninguém grande". Paradoxalmente, esse guerreiro será quase um pacifista, apenas lutando em autodefesa e na defesa dos inocentes.Um background que me chama a atenção para esse personagem é o ermitão. Esse background reflete alguém que buscou o exílio atrás de sabedoria, perfeito para o que eu tinha em mente. Ele também me oferece a habilidade descoberta, uma verdade profunda que meu personagem descobriu em sua jornada. muito útil para o mestre usar como elemento da história.
  
 Com o background definido nosso personagem começa a tomar forma, mas ainda precisamos estabelecer suas características pessoais. O Livro do Jogador nos oferece tabelas para ajudar nessa escolha. Rolando nessa tabela eu obtive como traços de personalidade: "eu sou indiferente à etiqueta e hábitos sociais" e "eu sinto tremenda empatia por todos que sofrem". Enquanto o segundo condiz com o que já tínhamos estabelecido para o personagem, o primeiro nos diz algo novo sobre ele. Por causa dessa característica, acredito que nosso guerreiro venha de uma cultura muito diferente da medieval fantástica comum, provavelmente de uma tribo de regiões selvagens. 

 Seu ideal resultou em: "pensamento livre. A investigação e a curiosidade são os pilares do progresso (caótico)". Como o ideal vem associado a um alinhamento, vamos já cuidar dessa parte também. A natureza caótica desse personagem precisa ser balanceada por uma tendência boa para criar a personalidade que eu imagino, portanto, temos caótico bom.

 Para o vínculo temos: "eu entrei em reclusão para me esconder daqueles que ainda podem estar me perseguindo, devo um dia confrontá-los". Só esse pedacinho de texto já nos diz muito sobre nosso personagem. Lembrando que ele vem de uma tribo distante, podemos estabelecer que ele era filho do chefe quando este foi assassinado em um golpe de estado, estilo rei leão. Os capangas do usurpador continuaram a perseguir nosso personagem, mesmo ele sendo uma criança na época. Graças a intervenção do xamã da aldeia ele foi salvo, mas ambos tiveram que partir em exílio.

 Na hora de rolar a falha desse personagem eu tive uma surpresa: "eu cultivo pensamentos sanguinários que minha meditação falhou em apagar". Embora essa falha contradiga o resto do nosso guerreiro, isso pode ser usado para dar mais verossimilhança a ele. Ele nunca esqueceu o brutal assassinato de seu pai, e nunca perdoou seu tio que o traiu. Ele ainda deseja vingança, apesar de suas crenças pacifistas.

 Agora que nosso personagem tem sua história e personalidade determinadas temos que representá-lo mecanicamente. Sua classe já foi escolhida, guerreiro, e sua raça será humano variante. Como humano variante devemos escolher um talento e uma perícia extra. Para o talento eu escolhi Iniciado em Magia (Druida) representando seu tempo com o xamã da aldeia. Com esse talento podemos escolher duas cantrips de druida e um feitiço de 1º nível. Minhas cantrips são Thorn Whip e Shillelagh, sendo esta última responsável por permitir que ele use sabedoria nos ataques com um cajado. Meu feitiço é Goodberry, uma magia de cura bem versátil. Como perícia extra escolhi Sobrevivência, que me ajudará a sobreviver em ambientes selvagens.
 
 Da classe, escolheremos o estilo de luta duelista, já que pretendo usar meu cajado com uma mão, e um escudo com a outra. Suas perícias de classe serão Acrobacia, devido a sua vida na floresta, e Percepção, graças a sua mente extremamente contemplativa. No terceiro nível escolheremos Campeão como nosso arquétipo marcial para manter o personagem simples. No quarto nível, ao invés de aumentarmos um de nossos atributos pegaremos o talento Mestre de Armas de Haste, o que melhora as habilidades de combate do nosso personagem. Nos próximos aumentos de atributo aumentaremos sabedoria ao máximo e pegaremos Sentinela, que nos ajudará a proteger nossos aliados. Enfim, pegando o talento Tough e maximizando nossa constituição teremos um guerreiro extremante durável, apto a segurar a linha frente do combate.

 Este personagem é bem diferente do que se vê na maioria das mesas, e com certeza será divertido interpretá-lo. No combate ele tem tudo para se destacar, com dano alto graças à combinação duelista e mestre de armas de haste, e com muitos pontos de vida para aguentar o tranco. Fora do combate a sabedoria alta possibilita que esse guerreiro se destaque em atividades de exploração e rastreamento, dando a ele uma pitada de patrulheiro. Acima de tudo esse personagem mostra como é possível fugir dos clichês na hora de montar sua ficha, que isso sirva de inspiração para muitos novos personagens originais!

 Muito loot e XP pra vocês, e até a próxima! ;)

2 comentários:

  1. Ótimo post, nobre mago. Gostei muito da abordagem que usastes; o importante realmente é criar um personagem, e não uma build.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando, adicionei vossa cripta aos irmãos de armas dos Salões de Valhalla: http://odin-valhallarpg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir